Podcast: Play in new window | Download
Assine: Apple Podcasts | Android | Spotify | RSS
No episódio dessa semana, conversamos com Vinícius Machado, especialista em finanças, que tem impactado a vida de muitos médicos. Com experiência em mentoria financeira. Ele nos diz quais são as principais dificuldades encontradas pelos médicos quando o assunto é as suas finanças, e também como é possível melhorar a situação financeira.
Economista formado pela UFRGS. Vinícius atua em mais de uma revista com investimentos. Estudante do comportamento dos investidores. Formado em mentoria pela FGV. Autoridade em finanças, havendo ministrado mais de 250 cursos contratos para correção XP, Unimed, hospitais e outros.
Assunto Tabu
O assunto finanças acaba por se tornar tabu entre as famílias, não havendo diálogo entre os membros da família sobre herança, sucessão ou até mesmo dos gastos mensais. Contudo, quando se trata de médicos o cenário fica mais complicado, afinal o paradigma que existe é que esse profissional deve ser sempre bem sucedido e não pode ter dificuldades financeiras. Apesar disso, é preciso controlar seu dinheiro, pois sem ele não conseguimos fazer investimentos em marketing, nos especializar em alguma área nem comprar os bens que tanto desejamos.
Controle Financeiro
Segundo Vinícius, uma das maiores dificuldades em relação ao dinheiro e finanças é a falta de controle. é possível notar principalmente, casos em que o médico não conhece as despesas, entradas ou lucro de seu consultório. Por mais que pareça difícil, organização e o controle podem ser feitas a partir de programas de gestão, planilhas ou até mesmo no papel. Todavia, Vinícius ainda afirma que além de aplicar este controle na clínica, estas atitudes devem ser ensinadas aos filhos, dessa forma estaremos protegendo seu futuro também.
Atenção aos Detalhes
Ao passo em que vamos desenvolvendo nossa educação financeira, precisamos nos atentar a detalhes que antes não nos dávamos conta. Você sabe quanto paga de taxas para o seu banco? Esse é um detalhe em que poucas pessoas se atentam. Algumas pessoas se conformam com os cartões e limites que o banco fornece, no entanto é uma ilusão pensar que o banco nos oferece sempre as melhores opções. Dessa forma, a pergunta que devemos nos fazer é: “o que é melhor para mim?”, uma olhada rápida no seu extrato e você pode descobrir quais as taxas que seu banco te cobra. Ainda assim, é importante lembrar que você deve se ater ao que é útil, ficar com as funcionalidades da conta que você mais usa.
Como Começar a Investir
Atualmente existem diversos cursos e vídeos prometendo como investir seu dinheiro. A maioria deles orienta a não investir na poupança, entretanto para quem ainda não começou a investir, a poupança é um ótimo início, pois não requer conhecimentos específicos. Assim, Vinícius orienta começar a colocar dinheiro na poupança e ir criando uma disciplina financeira, juntar os primeiros R$5.000,00 e posteriormente, passar a fazer investimentos diferenciados em outros ativos. Vinícius nos revelou qual o maior segredo para começar a investir, surpreendentemente este segredo é “COMEÇAR A INVESTIR”. Pode parecer óbvio, porém enquanto tomamos tempo querendo nos especializar em investimentos, vamos postergando o seu início. Aprenda sempre, mas comece logo.
Aposentadoria
Usualmente se vêm dois cenários distintos. Aquele médico que trabalha até não conseguir mais. Este, percebe a redução da força de trabalho com o passar do tempo. Posteriormente é possível notar uma aposentadoria sem grandes confortos, apenas com os ganhos do INSS. A triste realidade é que esta é a situação da maioria dos médicos. Contudo, ainda existem casos de médicos que conseguem obter maiores ganhos ao longo da carreira e fazem investimentos ao longo da vida. Nestes casos a aposentadoria ocorre de forma gradual, reduzindo a jornada de trabalho e passando a viver de outras fontes de renda.
Sobre Vinícius Machado
E-mail: vinicius@tinomentoria.com.br
Site: www.tinomentoria.com.br
Já ouviu nosso Podcast sobre Marketing para Médicos?
Clique no link e ouça agora: Marketing Médico: O Que Mudou nos Últimos 9 anos
Até o próximo episódio!