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Nesse episódio, tivemos uma conversa enriquecedora com Vitor Jaci, o pioneiro do marketing médico no Brasil. Ele vivencia todo dia, na prática tudo o que falamos aqui e trouxe vários insights para nós. Ele fala com muita propriedade, pois experimenta todo dia o que dá e o que não dá resultado para nós, profissionais da área da saúde.

Vitor Jaci foi responsável por espalhar o marketing digital, em 2009, e causar um grande impacto entre os profissionais. A princípio o marketing era uma coisa negativa, inclusive nas faculdades, e todos os outros tinham receio de estudar sobre o assunto. Formado em marketing com pós graduação em marketing digital, Vitor traz todas as experiências e mudanças que ocorreram ao longo desses nove anos de trajetória.

Desde 2009, os profissionais que investiram em marketing sentiram a diferença com o aumento dos pacientes e dos lucros, entretanto poucos procuravam a solução. Um setor de marketing qualificado para realizar esse serviço. Foi então, em 2013, que Vitor iniciou no marketing digital de vez, encontrando muita objeção por parte do corpo clínico. Criou canal de Youtube, blog e utilizou todas as redes sociais para expandir o marketing para médicos.

A expansão do Marketing Médico

O boom veio quando uma matéria de um jornal, em 2014, expôs de forma pejorativa o marketing médico. Foi assim que vários médicos, no intuito de defender sua profissão, ingressaram no curso do Vitor e se interessaram pelo marketing.

Em dez anos, tudo mudou. A recepção para o marketing para o médico era muito fechado, ao passo que hoje é um mercado gigante que até quem não completou os estudos, quer investir em ações de marketing. Quanto mais um médico se expõe na internet de maneira positiva, maior o resultado que ele vai adquirir.

Em 2010, Vitor criou o primeiro instagram com dicas de saúde, lançando uma novidade no mundo online. Em 140 caracteres, 3 posts por dia eram postados para educar e atrair as pessoas para esse novo mundo. O número de seguidores reais cresceu em disparada e foi assim que a criação de conteúdo da área da saúde começou.

No início era fácil atrair a atenção das pessoas, pois era diferente. Mas nos dias atuais, não dá mais certo. A partir de 2016, só postar algumas fotos não adiantava mais. Nós sabemos a importância de você ter um diferencial e como se destacar no meio de tanta informação, é essencial.

Os médicos se dividem em duas categorias no quesito marketing:

  1. A primeira categoria se baseia no dinheiro. Compravam um serviço de uma agência e deixavam toda a responsabilidade para ela. A criação de conteúdo, as postagens, vídeos e todo o material para engajamento era de responsabilidade da agência.
  2. A minoria se encaixava na segunda categoria. A segunda categoria é formada por profissionais que aceitam que sua presença online é importante. Sabem que só postar conteúdo não é o suficiente e que é necessário aparecer, se envolver com o público online.

A maioria dos médicos não estavam na segunda categoria pois alegavam não ter tempo, não querer se envolver e não querer adquirir mais uma responsabilidade. Acontece que, o pessoal da primeira categoria não obtinha resultado desejado e era discrepante a diferença entre os profissionais que investem tempo, além do dinheiro.

Ciclo da Frustração

Muitos médicos passam por esse ciclo, é algo que geralmente acontece para aqueles profissionais que acham que é muito fácil trabalhar com marketing. Os profissionais da saúde querem um retorno muito rápido e grande, sem investir o necessário nas estratégias.

Não estamos falando de dinheiro, estamos falando de tempo. Quanto tempo você para no dia para criar um conteúdo? Postar um vídeo, fazer uma live? Responder as dúvidas que surgem nos comentários das redes sociais?

Esse ciclo da frustração acontece quando o médico percebe que, só pagar alguém para fazer um serviço, sem ter o envolvimento necessário não vai trazer os resultados esperados.

AIDA

Muitos profissionais não sabem o que significa AIDA, mas é algo que faz total sentido para a prática de marketing. AIDA é uma teoria do marketing que defende o ciclo do consumidor antes da conversão final, antes de ser realmente um cliente ou paciente.

A sigla, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, pode ser colocada em prática em várias áreas de serviço, sempre voltada para ações de marketing que querem converter clientes.

  • A primeira etapa é a Atenção. Antes de mais nada você precisa chamar atenção da pessoa, fazer ela perceber o seu conteúdo. Seja com imagens diferentes, vídeos, cores chamativas que façam a pessoa parar o que está fazendo, para olhar seu conteúdo.
  • Depois de prender a atenção do seu público, você tem que gerar Interesse nele. É algo que vai fazer a pessoa parar nos primeiros cinco segundos e pensar “Esse conteúdo é para mim”. Informações em destaque, bem como títulos e subtítulos, devem mostrar para o visitante que sua empresa tem algo que ele procura, que vale a pena.
  • É a partir da forma que o conteúdo é apresentado que o Desejo é gerado. Essa etapa é algo mais demorado, pois é ao longo do post, vídeo, conteúdo que você gera o desejo. É nessa etapa que a pessoa analisa se sua oferta é válida, se realmente atende as necessidades e se é disso que ele precisa no momento.
  • A última etapa é a Ação. Depois de todo o caminho percorrido, a última coisa a ser feita é chamar o paciente para realizar alguma ação. Com o propósito de marcar uma consulta, entrar em contato ou baixar alguma recompensa. Acima de tudo, é preciso convencer a pessoa a comprar, se cadastrar ou solicitar algo.

Utilizar histórias reais vai prender a atenção do seu público. Contar casos médicos, sem citar nomes, vai gerar identificação e aproximação do seu público com o seu serviço. Aproveite para criar um vínculo com seu público e se tornar uma referência.

Ser uma Autoridade Online

Ter visibilidade online é algo essencial para o médico que deseja se tornar referência. Em resumo, é preciso estar presente nas mídias, não somente para divulgar seu serviço, mas para envolver seu público.

Nos dias atuais é nítido que, quanto mais presente e diferenciado é o seu conteúdo, maior a sua autoridade. Consequentemente, se alguém precisar do seu serviço, é de você que ele vai lembrar.

Por isso que a MedMarketing School existe. Vou te ajudar com várias dúvidas e assuntos pertinentes dentro do tema Marketing para Médicos, visto que ainda é um assunto pouco comentado. Não deixe de acompanhar nosso podcast e deixar dúvidas e sugestões de temas para os próximos episódios.

Não esqueça também de baixar o meu E-Book “O Guia do Médico na Internet”, visto que eu dou dicas exclusivas que me ajudaram a conquistar a confiança dos pacientes através das redes sociais e que você também pode aplicar para aumentar seus resultados.

Sobre Vitor Jaci

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Até o próximo episódio!