Podcast: Play in new window | Download
Assine: Apple Podcasts | Android | Spotify | RSS
No episódio dessa semana conversamos com o Dr. Caio Nunes, Co-fundador da SANAR, radiologista, escritor e mega empreendedor. O Caio nos contou como foi a construção da sua carreira médica. Desde sua formação na universidade, escolha da residência médica até a fundação da SANAR.
Rompendo paradigmas para inovar
Entre os obstáculos que toda inovação precisa superar, na carreira médica precisamos vencer os preconceitos mentais. Algumas pessoas podem pensar que estamos desistindo da medicina no entanto, além de uma boa formação técnica, é preciso ter a mente aberta para aprender coisas novas. A carreira médica vai além da escolha pela residência médica, as possibilidades são vastas. Mas é preciso coragem para empreender.
Eu diria que é preciso ter uma dose
de irresponsabilidade e cara de pau,
para encarar um novo desafio
Aprendendo com as dificuldades
Nem tudo são conquistas quando o assunto é inovar. O Caio nos contou sobre como lidou com as dificuldades que surgiram. Para ele todo o processo de criação e estruturação da SANAR, surpreendentemente foi como um MBA. Porque foi nesse momento que se formou a expertise de médico empreendedor. Mesmo que a universidade e a residência médica proporcionaram grandes conhecimentos e experiências, as habilidades de empreendedor foram construindo durante a caminhada.
De radiologista a escritor
Caio já escreveu livros sobre a carreira médica, um deles intitulado “Como Escolher sua Residência Médica” o residente deve pensar para escolher sua residência. Trata-se de uma das decisões mais importantes na vida do futuro médico. Todo o tempo e dinheiro investido, caso tome uma decisão equivocada voltar atrás terá altos custos.
Muitas vezes eu ouvi:
‘Você vai deixar a medicina?’
A escolha pela residência médica do recém formado, requer um esforço tão grande quanto as provas de vestibular e de ingresso nas faculdades. A SANAR é focada em ajudar os alunos que se formaram em medicina e pretendem fazer residência. Além da escolha da área de especialização, estar preparado para a prova é fundamental.
Qual sua expectativa como médico?
O Caio nos disse ainda que, no fim das contas o que deve importar para o médico não é o retorno financeiro. O dinheiro é importante sim, pois sem ele não podemos comprar o que desejamos ou fazer algum curso que queremos. Entretanto, quando o foco do médico passa a ser o resultado que irá trazer para o paciente, sua rotina e planejamento são outros. Por isso, o set de expectativas deve ser em gerar valor para os pacientes.
Saiba mais sobre Caio Nunes
Instagram: @caionunessanar
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/caio-nunes-96751157
E-mail: caio@editorasanar.com
Já ouviu nosso Podcast sobre Finanças para Médicos?
Clique no link e ouça agora: Finanças para Médicos: Como Sobrar mais Dinheiro no Bolso e Tributação deixar de ser Problema
Até o próximo episódio!